Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
Público Alvo
Síntese do Programa
- Concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
- Escrita alfabética como um sistema de notação e não a aquisição de um código.
- Escrita como sistema de representação da linguagem.
- Contribuições da Teoria da Psicogênese da Língua Escrita.
- Hipóteses de escrita e suas características.
- Sondagem de palavras na perspectiva de avaliação formativa.
- Atividades com intencionalidade considerando as diferentes práticas de linguagem.
Profa. Juliana Mendes de Oliveira
É formada em Licenciatura Plena em História, e em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão Escolar, Pós em Supervisão, Psicopedagogia Institucional e Clínica. Sua experiência profissional é marcada especialmente por atuar por 17 anos como professora dos anos iniciais no município de São Carlos, como Assessora Pedagógica, Assessora de Direção e Supervisora Escolar. No ano de 2013 foi Orientadora de Estudos do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Atualmente, trabalha como Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino.
Carga Horária
30h
Horário de Aulas
Sextas-feiras e Sábados:
Sexta das 19h às 23h e aos sábados das 08h às 14h
24/05, 25/05, 07/06, 08/06, 21/06 e 22/06
Observações
- Cursos apostilado: xerox para a impressão das pautas de cada aula e xerox de textos que serão utilizados na aula.
- Certificado pelo Instituto de Educação ATHENEU
Benefícios do Curso
Compreender e entender a escrita alfabética como um sistema notacional e a importância da apropriação desse sistema pela criança corrobora para práticas docentes assertivas e significativas no processo de ensino e aprendizagem.
Investimento
- Para aluno e ex-aluno do Atheneu: R$ 297,50
- Para funcionário do Atheneu e dependentes: R$ 297,50
- Para professores da rede municipal e estadual: R$ 297,50
- Para público externo: R$ 350,00
- Mínimo de alunos: 15 / Máximo de alunos: 30