I – Ensino mediado e orientado para a aprendizagem dos alunos;
II – Compromisso com o sucesso da aprendizagem dos alunos;
III – Respeito à diversidade cultural, intelectual, social, racial, econômica, religiosa;
IV – Incentivo às atividades complementares de enriquecimento cultural extra classe, que ofereçam aos alunos bases culturais que lhes proporcionem uma leitura mais crítica do seu meio;
V -Utilização de novas metodologias, estratégias e materiais pedagógicos;
VI – Capacidade de trabalhar em equipe;
VII – Acesso e utilização de novas tecnologias de informação para gerar familiaridade no manejo dessas tecnologias tanto no convívio pessoal, quanto no ambiente profissional;
VIII – Disseminação de valores ético morais presentes em nossa sociedade;
IX – Respeito ao meio ambiente e às possibilidades de desenvolvimento sustentável;
X – Visão integrada e sistêmica das questões complexas e dinâmicas da sociedade contemporânea, permitindo uma leitura crítica e fundamentada da atualidade.
Essas características procuram estar coadunadas com os quatro pilares da educação descritos no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Esses pilares expressam diferentes dimensões de conteúdos a serem objeto de aprendizagem: uma dimensão que poderia ser chamada de conceitual, denominada no relatório de “Aprender a conhecer”; uma dimensão procedimental, denominada “Aprender a fazer”; uma dimensão social, denominada “Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros”; e uma dimensão atitudinal, denominada “Aprender a ser”.
Aprender a conhecer está associado ao aprendizado de conceitos, de teorias e conhecimentos, não sob a forma exclusiva da aquisição de repertórios codificados, mas principalmente sob a forma de domínio dos instrumentos que viabilizam a obtenção de conhecimento.
Aprender a fazer, dimensão estritamente relacionada à noção de competência, diz respeito à questão de formação profissional do futuro técnico. Como por em prática seus conhecimentos, adaptando-se continuamente às modificações da sociedade contemporânea.
Aprender a viver juntos representa um dos maiores desafios da educação dos dias atuais. Os cursos técnicos de nível médio devem desenvolver essa característica, valorizando a tolerância, a cooperação e o trabalho em equipe.
A última dimensão, aprender a ser, se traduz sob a forma de valores e atitudes que estarão em jogo na formação do aluno e na sua atuação profissional como futuro técnico. Aqui se pretende a busca da autonomia, o desenvolvimento pleno enquanto pessoa, através do cultivo de pensamento autônomo e crítico, capaz de possibilitar a formulação de juízos de valor próprios, de modo a poder decidir por si mesmo e de como agir nas diferentes circunstâncias da vida.